Ao longo dos últimos anos, a DORP do PCP tem alertado para a necessidade de uma resposta estruturada e consistente para a resolução da situação do transporte público rodoviário na Área Metropolitana do Porto, apontando como caminho a consolidação e alargamento à totalidade da rede do papel da STCP nos seis concelhos onde opera actualmente (Porto, Gaia, Matosinhos, Maia, Gondomar e Valongo) e perspectiva que para futuro se defina um calendário de alargamento, faseado, aos restantes concelhos onde a STCP passará a assumir a operação, substituindo os privados à medida que tenha condições para assegurar o serviço com qualidade.
No passado dia 21 de fevereiro, o governo, por intermédio do Ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, a Área Metropolitana do Porto e os Municípios de Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia e Trofa subscreveram o protocolo para consolidação da expansão da rede de metro no Grande Porto e metro bus.
Este protocolo visava a realização de estudos que analisassem as perspetivas de procura, de sustentabilidade financeira e de viabilidade de construção das várias linhas de metro e de metro bus propostas pelos diversos municípios. Sendo que, de acordo com o anunciado, com base nesses estudos seriam selecionados os investimentos a efetuar, aproveitando as verbas inscritas no Plano Nacional de Investimentos 2020/2030 e que se traduziam em cerca de 600 milhões para o metro e 240 milhões para o metro bus.