A candidata da CDU, Diana Ferreira, reuniu com a Socialis - Associação de Solidariedade Social, abordando os problemas sociais sentidos pela população que esta instituição acompanha, mas também as dificuldades sentidas pela própria instituição para cumprir com as suas funções.
Várias centenas de reformados do Porto saíram este sábado à rua, respondendo à convocatória da Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos – MURPI – em protesto contra o aumento do custo de vida e pela valorização das reformas e pensões, no âmbito de uma jornada nacional de protesto e luta.
O deputado do PCP, Jorge Machado, integrou a delegação da DORP do PCP que se deslocou à acção expressando a solidariedade do PCP.
Na sequência da entrada em vigor do novo regime que regulamenta a actividade profissional das amas e que, de acordo com o governo, serviria para “abrir a actividade ao mercado”; largas dezenas de amas participaram num protesto, na passada quinta-feira, junto à sede distrital da Segurança Social no Porto. Entre as profissionais reunidas para repudiar a “privatização do serviço de amas”, era fácil encontrar casos de amas com décadas de experiência que sempre trabalharam na condição de falso recibo verde e que agora estão no desemprego sem direito a subsídio. Outro motivo de genuína preocupação, ali frequentemente mencionado, prendia-se com o futuro das crianças que agora acolhem, muitas delas oriundas de famílias que sem o apoio prestado pelas amas e pela Segurança Social, ficam agora sem meios e sem alternativas. Uma delegação da DORP do PCP esteve presente no protesto, em demonstração de solidariedade com a sua luta e justas reivindicações.
Uma delegação da Comissão de Utentes de Rio Tinto deslocou-se ontem ás instalações do Centro Distrital do Porto da Segurança Social, onde entregou um abaixo assinado com cerca de 2700 assinaturas, reclamando a manutenção do balcão da Segurança Social existente naquela freguesia. Criticando Governo e Autarquia, os utentes lembraram que são atendidas, em média, mais de 250 pessoas por dia naquele balcão e, o seu encerramento, levaria a um congestionamento ainda maior dos balcões de Gondomar ou Porto.