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Segurança Social

10 janeiro 2013

Encerramento do Balcão da ADSE na Loja do Cidadão do Porto gera problemas para milhares de beneficiários

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A DORP do PCP tomou conhecimento do possível encerramento do balcão de atendimento presencial da ADSE na Loja do Cidadão do Porto e respectiva transferência dos serviços prestados para Lisboa.
A confirmar-se, a centralização de mais este importante serviço levará a que milhares de beneficiários da ADSE fiquem sem possibilidade de aceder directamente a um conjunto significativo de serviços e informações disponibilizados naquele que era o único balcão de atendimento presencial no norte do País; sendo forçados a recorrer ao atendimento telefónico ou por correspondência para tratar de todas as questões que não possam ser tratadas nos postos de Atendimento ao Cidadão (PAC), sedeados nas Câmaras Municipais ou nos postos de Atendimento Múltiplo (PAM), a funcionar noutras zonas.
No quadro das políticas de austeridade do Governo - nomeadamente o ataque aos salários e pensões dos trabalhadores da administração pública - esta é mais uma medida que irá onerar os beneficiários com custos acrescidos devido a deslocações aos Serviços Centrais em Alvalade ou com correspondência para o envio de documentos. Isto para além de dificultar o acesso aos serviços prestados pela ADSE, uma vez que o recurso à Internet e CTT é impraticável para muitos beneficiários.
A DORP do PCP não pode deixar de chamar a atenção para o facto de este se tratar de mais um caso em que um serviço público importante para a região fica centralizado apenas em Lisboa.
O PCP irá questionar pela via parlamentar o Governo sobre o futuro do balcão de atendimento presencial da ADSE no Porto.
09.01.2013
O Gabinete de Imprensa da DORP do PCP
lojadocidadaoA DORP do PCP tomou conhecimento do possível encerramento do balcão de atendimento presencial da ADSE na Loja do Cidadão do Porto e respectiva transferência dos serviços prestados para Lisboa.
A confirmar-se, a centralização de mais este importante serviço levará a que milhares de beneficiários da ADSE fiquem sem possibilidade de aceder directamente a um conjunto significativo de serviços e informações disponibilizados naquele que era o único balcão de atendimento presencial no norte do País; sendo forçados a recorrer ao atendimento telefónico ou por correspondência para tratar de todas as questões que não possam ser tratadas nos postos de Atendimento ao Cidadão (PAC), sedeados nas Câmaras Municipais ou nos postos de Atendimento Múltiplo (PAM), a funcionar noutras zonas.
No quadro das políticas de austeridade do Governo - nomeadamente o ataque aos salários e pensões dos trabalhadores da administração pública - esta é mais uma medida que irá onerar os beneficiários com custos acrescidos devido a deslocações aos Serviços Centrais em Alvalade ou com correspondência para o envio de documentos. Isto para além de dificultar o acesso aos serviços prestados pela ADSE, uma vez que o recurso à Internet e CTT é impraticável para muitos beneficiários.
A DORP do PCP não pode deixar de chamar a atenção para o facto de este se tratar de mais um caso em que um serviço público importante para a região fica centralizado apenas em Lisboa. 
O PCP irá questionar pela via parlamentar o Governo sobre o futuro do balcão de atendimento presencial da ADSE no Porto.

09.01.2013
O Gabinete de Imprensa da DORP do PCP
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