A Juventude CDU promoveu um concerto na cidade do Porto, numa acção de valorização da cultura e de defesa dos direitos dos jovens. Nesta iniciativa intervieram Diana Ferreira e Madalena Castro, candidatas da CDU, que reafirmaram o compromisso da CDU de garantir 1% do Orçamento para a Cultura, assinalando ainda que o voto que defende os jovens, os seus direitos e um caminho de emancipação e de construção do seu projecto de vida, é o voto na CDU.
“Organizar, transformar - Mil lutas no caminho de Abril” é o lema do XIII Encontro Regional do Porto da JCP que está a decorrer na Escola Secundária Carolina Michaellis, no Porto.
O desenvolvimento do surto epidémico de COVID-19, veio expor e agravar contradições, fragilidades e problemas já existentes no Ensino Superior. A situação actual está a ser apresentada por alguns como “bilhete só de ida para o futuro”, para uma “nova realidade”, para um ensino superior diferente. Uma “nova realidade” assente na tentativa de normalizar soluções temporárias e, diga-se, bastante discutíveis do estado de emergência e das circunstâncias excepcionais associadas ao surto epidémico. Circunstâncias que evidenciaram os défices estruturais do Ensino Superior, decorrentes da incapacidade do governo de responder às necessidades dos estudantes e do país, e do seu compromisso com a política de direita, com os ditames da UE e do euro e com os interesses do grande capital; na mesma medida em que evidenciam a necessidade de uma política alternativa que coloque o ensino superior ao serviço dos estudantes, do povo, do país e das forças produtivas.
Alunos da Escola Básica e Secundária de Rebordosa estão concentrados à porta da escola em defesa de uma urgente intervenção do governo na melhoria das condições da escola. Francisca Goulart, responsável da JCP e membro da DORP do PCP, esteve no local, valorizando a luta, manifestando a solidariedade dos comunistas e assumindo o compromisso de intervir no plano institucional para a resolução dos problemas.