JCP
35 anos da Juventude Comunista Portuguesa – Avante com Abril! Transformar o Sonho em Vida!
futuro de Portugal, do socialismo e do comunismo.
Ao longo dos nossos 35 anos de história muitas foram as lutas que a juventude portuguesa travou e terá que continuar a travar para derrotarmos a política de direita e os governos que a servem. A JCP desempenhou, desempenha e continuará a desempenhar um papel insubstituível da dinamização e na consciencialização da juventude para a necessidade da luta e de que é com esta que alcançamos conquistas.
Hoje continuamos na luta no Ensino Secundário pela defesa da Escola Pública como conquista de Abril; pela avaliação contínua e pelo fim dos exames nacionais e das barreiras no acesso ao Ensino Superior; pela revogação do Estatuto do Aluno e pela Democracia nas escolas; pelo reforço do Orçamento de Estado para a Educação para que tenhamos condições materiais, humanas e pedagógicas; pela gratuitidade dos manuais escolares. Prosseguimos a luta no Ensino Superior pela sua gratuitidade e pelo fim das propinas; pela retirada do Processo de Bolonha de Portugal e por uma real reforma pedagógica que tenha em conta a realidade do nosso país; pela revogação do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior e pela defesa do carácter Público do Ensino Superior e da representatividade estudantil; pelo reforço do financiamento da Acção Social Escolar.
Continuamos na luta no Ensino Profissional pela dignificação deste ramo de ensino, pelo reforço do seu carácter público e gratuito. No trabalho lutamos e lutaremos contra a precariedade; contra este Código do Trabalho; contra o desemprego; contra os baixos salários; pela defesa da contratação colectiva; do trabalho com direitos.
A JCP comemora durante este ano os seus 35 anos em várias iniciativas e actividades das organizações regionais ou dos colectivos de base. Estamos a procurar realizar debates dentro das escolas secundárias em torno dos 35 anos. No dia 10 de Novembro teremos uma acção de contacto por todo o país em torno do nosso aniversário, o Agit também terá as suas páginas centrais dedicadas a esta data. No dia 15 de Novembro realizaremos uma iniciativa nacional de comemoração, que se vai realizar na Cidade do Porto, que constará de um concerto com Capicua, Mundo Segundo e convidados e NTS, a partir das 21h30 no HardClub.
A Juventude Comunista Portuguesa está estreitamente ligada à vida e dinâmica da juventude.
Apesar da situação difícil que vivemos encaramos com uma enorme alegria e confiança a tarefa histórica que se nos coloca de transformar a nossa sociedade numa sociedade mais justa e fraterna.
Acreditamos que é possível derrotarmos o capitalismo no nosso país, como também construir um mundo de paz e de solidariedade entre os povos onde o imperialismo seja derrotado!
Não baixamos os braços, porque sabemos que é invencível e imparável a causa pela qual lutamos, o socialismo e o comunismo!
Os valores de Abril são a nossa arma e são o nosso caminho, que vamos percorrer com a imensa força da luta da juventude.
Apelamos à juventude portuguesa que tome partido, que se organize na JCP, a organização revolucionária da juventude!