Em 21 de Fevereiro de 2020, o Governo, a Área Metropolitana do Porto e os Municípios de Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia e Trofa subscreveram o protocolo para consolidação da expansão da rede de Metro no Grande Porto e Metro Bus.
Tal como na altura denunciamos, a assinatura deste protocolo significou a capitulação dos presidentes de Câmara perante o Governo que, deliberadamente, há vários anos incumpre compromissos assumidos com a região.
Importa lembrar o compromisso assumido em 2007, quando foi assinado um memorando de entendimento entre a Área Metropolitana do Porto e o Governo que, para além de alterar a estrutura societária da empresa Metro do Porto (que passou a ser detida maioritariamente pelo governo), assumiu o compromisso de até 2018 concluir a segunda fase do metro, o que incluía as linhas da Trofa, Campo Alegre, Senhora da Hora até ao Hospital de S. João e uma nova ligação a Gondomar.
Governantes e autarcas continuam a dizer que estas linhas são prioritárias, mas até hoje a população só conhece promessas, propostas, anúncios… as novas linhas de Metro, que tanta falta fazem, continuam por concretizar.
A DORP do PCP insiste na necessidade de concretizar o desenvolvimento do projecto do Metro do Porto, uma medida estratégica para a região, para a superação de problemas de mobilidade, para a qualidade de vida das populações e a defesa do ambiente.
A partir da próxima semana, o PCP desenvolverá uma acção de contacto com a população reafirmando a exigência de concretização das promessas que autarcas e governantes há muitos anos têm feito, reclamando a calendarização da concretização, até 2030, de:
- prolongamento até à Trofa, a partir do ISMAI, devolvendo o transporte a estas populações que há mais de 20 anos ficaram sem o comboio;
- linha de Valbom, com ligação ao centro de Gondomar a partir de Campanhã, perspectivando uma ligação futura a Fânzeres, criando uma rede circular com a linha Laranja;
- linha do Campo Alegre, unindo as estações actuais de São Bento e de Matosinhos Sul;
- linha das Devezas, a partir da Casa da Música, perspectivando a ligação com a linha do Campo Alegre e a linha Amarela em Vila D`Este, criando uma ligação circular entre Gaia e o Porto;
- ligação a São Mamede de Infesta, a partir da actual estação Pólo Universitário, perspectivando a ligação futura a Matosinhos Sul e criando uma ligação circular entre Matosinhos e o Porto;
- ligação à Maia, a partir do Hospital São João, perspectivando a junção com a linha do Aeroporto na estação Verdes, criando uma ligação circular com a cidade da Maia.
Porto, 24 de Junho de 2022
O Gabinete de Imprensa da DORP do PCP