Uma delegação da CDU composta pelos candidatos Diana Ferreira e Jaime Toga e pelo mandatário Jorge Machado, reuniu com a Administração da Metro do Porto tendo abordado questões relativas à mobilidade e transportes na Área Metropolitana do Porto.
Confirma-se a necessidade de uma estratégia metropolitana de teansportes que articule os diferentes meios disponíveis e que tenha no metro um modo de transporte privilegiado na mobilidade na malha urbana. Tal é inseparável de uma planificação e execução de uma rede articulada de metro que prolongue linhas já existentes e que crie outras, como a CDU tem defendido.
Simultaneamente este é um investimento que não pode estar exclusivamente dependente de fundos comunitários e de quadros comunitários de apoio que são elementos de incerteza quanto à concretização e continuidade do projecto (como a realidade tem demonstrado com sucessivos atrasos na expansão da rede de metro).
A expansão da rede de metro do Porto deve ser assumida como um investimento público, podendo (e devendo) utilizar-se dinheiros comunitários, mas não fazendo depender destes a concretização deste plano.
A melhoria e alargamento da rede do Metro do Porto é vital para o desenvolvimento da região, para a qualidade de vida e de trabalho da sua população e para a melhoria da mobilidade com inegáveis vantagens económicas e ambientais e é neste sentido que a CDU continuará a intervir.