As populações do distrito têm manifestado a sua oposição aos encerramentos previstos para as estações dos CTT que afectam vários concelhos do distrito.
Em Matosinhos os utentes da estação de Montes Burgos, que ontem expressaram a sua indignação na Assembleia Municipal, onde a CDU apresentou uma moção contra esta decisão, que haveria de ser aprovada. Hoje a população voltou ao protesto, na rua, prometendo continuar a luta.
A STCP tenciona neste dia suprimir um conjunto de linhas e reduzir drasticamente horários de muitas carreiras que actualmente servem a população do distrito do Porto.
Esta medida é mais uma inaceitável redução na qualidade do serviço público que a STCP deve prestar e implicará um sério prejuízo para os utentes. ver pergunta na Assembleia da República
Para a melhoria dos transportes da área do Grande Porto, designadamente do metro do Porto, dada a possibilidade de aumentar a mobilidade das pessoas e diminuir os impactos ambientais, é fundamental financiar as suas extensões, designadamente em Vila Nova de Gaia (Vila D'Este), Gondomar e Porto/Matosinhos. As quatro novas extensões previstas, envolvendo 30 km de carris e 36 novas estações, permitiriam servir mais 200 mil pessoas. ver pergunta de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu
Há muito tempo dizemos que o modelo de financiamento para a construção da rede do Metro do Porto é, desde a sua génese, insustentável, concebido de forma a provocar, a médio prazo, a inexorável falência da empresa, impossibilitando o seu desenvolvimento e comprometendo a concretização integral do alargamento previsto para a sua rede metropolitana, visando, em última instância, a privatização da empresa e o aumento insustentável do respectivo tarifário. ver Projecto de Resolução sobre o lançamento do concurso público da 2.ª fase da rede do Metro Ligeiro da Área Metropolitana do Porto e a integração, nesta fase, da linha da Trofa