Para a melhoria dos transportes da área do Grande Porto, designadamente do metro do Porto, dada a possibilidade de aumentar a mobilidade das pessoas e diminuir os impactos ambientais, é fundamental financiar as suas extensões, designadamente em Vila Nova de Gaia (Vila D'Este), Gondomar e Porto/Matosinhos. As quatro novas extensões previstas, envolvendo 30 km de carris e 36 novas estações, permitiriam servir mais 200 mil pessoas. ver pergunta de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu
Há muito tempo dizemos que o modelo de financiamento para a construção da rede do Metro do Porto é, desde a sua génese, insustentável, concebido de forma a provocar, a médio prazo, a inexorável falência da empresa, impossibilitando o seu desenvolvimento e comprometendo a concretização integral do alargamento previsto para a sua rede metropolitana, visando, em última instância, a privatização da empresa e o aumento insustentável do respectivo tarifário. ver Projecto de Resolução sobre o lançamento do concurso público da 2.ª fase da rede do Metro Ligeiro da Área Metropolitana do Porto e a integração, nesta fase, da linha da Trofa
Em pergunta dirigida ao Governo, o grupo parlamentar do PCP questiona sobre as intenções de efectuar mais cortes nos serviços prestados à população, bem como sobre as reivindicações das populações sobre a criação de novas carreiras que continuam por satisfazer. ver pergunta na Assembleia da República
A Direcção da Organização Regional do Porto do PCP considera que as acções de propaganda da STCP – tais como a “Duplex Tour” - esbanjam dinheiros públicos, enquanto simultaneamente a empresa pratica cortes nos salários dos trabalhadores, redução dos serviços prestados à população e aumento dos preços; resultando num cada vez maior distanciamento da STCP em relação à sua missão de prestar serviço público às populações.