Face às noticias hoje divulgadas de que o Grupo de Trabalho criado pelo governo para analisar a oferta de transportes na Área Metropolitana do Porto sugeriu o fim de 16 linhas asseguradas pela STCP (linhas 505, 507, 706, 707, ZF e 804 da STCP e as linhas 119, 61, 70, 94, 64, 10, 55, 69, 68, 804 que a STCP assumia por contrato com operadoras privadas) a DORP do PCP considera que: · Estas propostas confirmam as intenções já denunciadas pelo PCP em degradar o serviço público prestado à população e, dessa forma, abrir caminho à privatização das empresas que ainda são públicas, ficando o Estado com os custos da enorme dívida que os sucessivos governos lhes impuseram por via da desorçamentação.
Na sequência do famigerado Plano Estratégico de Transportes, preparado pelo Governo com o objectivo de destruir o sistema público de transportes, notícias hoje publicadas dão conta das propostas da Administração da STCP para a reestruturação do sistema de transportes. Tais propostas – que apontam para uma redução brutal do número de ligações e serviços - confirmam as intenções já denunciadas pelo PCP em degradar o serviço público prestado à população e, dessa forma, abrir caminho à privatização da STCP.
A nova proposta da Comissão Europeia sobre redes transeuropeias de transportes exclui a ligação ferroviária Porto-Vigo da rede base (a rede fundamental e que poderá ter financiamento prioritário). Trata-se de um importante revés para a região Norte, designadamente porque poderia constituir um importante factor de recuperação da crise profunda, económica e social, que cada vez mais se aprofunda.
A Comissão Europeia Publicou ontem uma nova proposta de redes transeuropeias de transportes que exclui a ligação ferroviária Porto-Vigo da rede base (a rede fundamental e que poderá ter financiamento prioritário).
Trata-se de um importante revés para toda esta região, designadamente porque poderia constituir um importante factor de recuperação da crise profunda, económica e social, que cada vez mais se aprofunda.