A Direcção da Organização Regional do Porto do PCP considera que as acções de propaganda da STCP – tais como a “Duplex Tour” - esbanjam dinheiros públicos, enquanto simultaneamente a empresa pratica cortes nos salários dos trabalhadores, redução dos serviços prestados à população e aumento dos preços; resultando num cada vez maior distanciamento da STCP em relação à sua missão de prestar serviço público às populações.
Na sua saga de liquidação do transporte público, incluindo o ferroviário, o Governo anunciou várias medidas, entre as quais o encerramento do troço entre Ermesinde e Leça do Balio da Linha de Leixões ao transporte de passageiros.
Apresenta como justificação para tal decisão que os comboios só transportam três utentes por viagem.
Não diz, contudo, num comportamento de absoluta desonestidade, as razões que levam a que tal aconteça.
Devia dizer que estudos feitos pela CP, em 2004, estimavam que, quando todas as condições estivessem criadas, viriam a ser transportadas entre 21 mil e 31 mil pessoas por dia, sendo esse número revisto, no ano passado, para 2,9 milhões/ano. ver pergunta de Honório Novo na Assembleia da República
Autarcas do PS e do PSD são cúmplices!
Por opção política dos governos do PS e do PSD/CDS, a empresa Metro do Porto encontra-se em falência técnica, tal como o PCP denunciou em 2009 .
Esta situação deve-se ao não financiamento promovido deliberadamente pelos sucessivos governos, com o silêncio cúmplice dos executivos que têm liderado a Junta Metropolitana do Porto (JMP) ao longo deste período.
Por iniciativa do Partido Comunista Português a Assembleia da República discutiu e votou o Projecto de Lei 417/XI do PCP que visa revogar o DL n.º 67- A/ 2010 que estipula o pagamento de portagens nas SCUT Costa da Prata, Grande Porto e Norte Litoral.
Infelizmente, este nosso Projecto de Lei foi rejeitado com o voto contra do PS e a abstenção do PSD e CDS-PP.