1. O percurso que conduziu a empresa à falência técnica O Metro do Porto é um projecto de grande importância para a Área Metropolitana, assumindo hoje um papel indiscutível na facilitação da mobilidade e melhoria da qualidade de vida das populações, assumindo-se igualmente como um factor dinamizador do desenvolvimento económico da região.
Os números do exercício de 2014 e perspectivas para 2015 confirmam o afundamento da Metro do Porto, abandonada à sua sorte (mais uma vez). Depois dos governos PS, é agora a vez do Governo PSD/CDS que está à espera da conclusão do processo de concessão para lavar definitivamente as mãos deste “problema” pondo o OE a suportar os custos da privatização: 1. O Relatório e Contas Consolidado de 2014 revela que os valores de financiamentos obtidos e acumulados como passivos não correntes ascendem aos 2800 milhões, a que se soma mais de 400 milhões de financiamentos obtidos para operações correntes. O resultado líquido do exercício é negativo: 400 milhões de euros.
Em 2012, uma proposta do PCp para a ligação do Metro à Trofa foi aprovada na Assembleia da República. Três anos depois, a proposta do PCP continua na gaveta. Hoje, o Grupo Parlamentar do PCP apresentou um Projecto de Resolução que propõe a tomada de medidas necessárias à execução da Ligação do Metro do Porto até ao concelho da Trofa até ao fim do 1º semestre de 2016. ver Projecto de Resolução do PCP
Ao longo dos anos organismos e eleitos do PCP na Assembleia da República e nas autarquias de Gondomar, Maia, Matosinhos e Porto têm vindo a afirmar a necessidade de uma intervenção na Circunvalação com vista à sua requalificação e à alteração do seu perfil viário, no sentido de melhorar a proximidade e ligação entre os municípios envolvidos.
Já durante o presente mandato, foram apresentadas propostas nesse sentido na Câmara Municipal do Porto e, no âmbito das responsabilidades específicas na área da mobilidade que a CDU assume no concelho de Matosinhos, esta tem sido uma prioridade de trabalho.