Transportes e Comunicações
Inicio das obras do Metro para a Trofa em 2017
Inicio das obras do Metro para a Trofa em 2017
e a planificação das ligações a Vila D`Este (Gaia) e ao centro de Gondomar
O alargamento da linha do Metro do Porto é uma justa aspiração de muitas populações do distrito do Porto há já vários anos.
Há 14 anos a população da Trofa ficou sem o comboio e com a promessa (nunca cumprida) de, no seu lugar, ser garantida a mobilidade com o alargamento da linha do Metro do Porto.
ver Projecto de Resolução do PCP aprovado
De igual forma, há mais de 10 anos que os concelhos de Gondomar e Vila Nova de Gaia esperam que o metro chegue ao centro de Gondomar e a Vila D’Este.
Estes atrasos são obstáculo ao desenvolvimento económico, além de terem evidentes consequências negativas na qualidade de vida das populações da Área Metropolitana do Porto.
O PCP considera que a actual rede de metro está incompleta e não serve as necessidades das populações enquanto não forem concretizados os devidos prolongamentos.
O PCP tem acompanhado este assunto e tem estado solidariamente presente, junto da população que tanto tem reivindicado, que tanto tem demonstrando a indignação sentida pela profunda injustiça de que tem sido alvo e que tanto tem lutado pela construção da linha da Trofa, bem como não deixou cair no esquecimento a necessidade do prolongamento da linha do metro até Gondomar e Vila D’Este, tendo-as inscrito como compromissos eleitorais e propostas apresentadas.
Considerando o direito à mobilidade destas populações, entendendo que os prolongamentos das linhas até à Trofa, Gondomar e Vila D’Este são da mais elementar justiça para responder às necessidades da região, o PCP apresentou um Projecto de Resolução que foi hoje aprovado na Assembleia da República e que prevê:
- O início das obras de ligação do Metro até à Trofa em 2017;
- Que sejam tomadas as medidas necessárias para a planificação que garanta a ligação até Vila D’Este (Vila Nova de Gaia) e até Gondomar.
O Gabinete de Imprensa da DORP do PCP