A Assembleia da República votou a aprovou hoje a proposta do PCP para a criação de um Museu da Resistência Antifascista no edifício da Rua do Heroísmo onde funcionou a PIDE/DGS
Foi hoje aprovado na Assembleia da República um Projecto de Resolução do PCP para a criação do Museu da Resistência Antifascista no Porto, no edifício da rua do Heroísmo, onde funcionou a delegação da PIDE/DGS na cidade entre a década de 1930 e a Revolução de Abril.
A proposta apresentada pelos deputados comunistas - e que foi aprovada com os votos favoráveis do PCP, PS, L, BE, PAN e JPP; a abstenção do PSD e IL; tendo CH e CDS votado contra - destaca que o edifício do Heroísmo, como era conhecido, foi o local onde o sinistro regime fascista instalou a polícia política, tendo funcionado como um verdadeiro centro de detenção e tortura dos resistentes antifascistas. Por este edifício terão passado mais de 7600 pessoas - verdadeiros heróis nacionais que não podem ser esquecidos e devem ser justamente homenageados.
Ler mais...
O Grupo Parlamentar do PCP levou a discussão e votação na Assembleia da República o Projecto de Resolução n.º180/XVII/1ª que define medidas de emergência social para o distrito do Porto face a situações de exclusão e pobreza extrema.
O documento é sustentado na realidade do distrito, em relatórios de instituições governamentais e não governamentais que apontam para índices de exclusão social agravados no distrito do Porto como os baixos salários, a precariedade laboral, os baixos níveis de escolarização, as altas taxas de desemprego de longa duração, os despejos e as dificuldades em ter casa para viver, conduzindo ao crescimento da população em situação de sem-abrigo, sendo que 10% das pessoas em situação de sem-abrigo são menores de idade.
Sendo, no essencial, problemas nacionais, há uma realidade regional específica no distrito do Porto cuja atenção e adopção de medidas dirigidas pode ajudar a responder a situações concretas.
Ler mais...
Na campanha eleitoral para as últimas eleições Legislativas, os candidatos da CDU pelo distrito do Porto assumiram o compromisso de entrega de propostas para a resolução de 16 problemas urgentes do distrito, nos 100 primeiros dias de mandato.
Compromisso honrado, com a entrega de projectos de Lei e projectos de Resolução na Assembleia da República, estando agora a decorrer a discussão e votação de alguns destes diplomas.
É neste âmbito que hoje foram aprovados na Assembleia da República 2 Projectos de Resolução do PCP (Projecto de Resolução n.º 139/XVII/1ª Recomenda ao Governo o reforço da oferta pública de residências para estudantes no distrito do Porto e o Projecto de Resolução n.º 140/XVII/1ª Pela urgente recuperação dos edifícios escolares públicos no distrito do Porto).
As duas propostas do PCP foram aprovadas, apesar do voto contra dos deputados do PSD e do CDS.
Ler mais...


A DORP do PCP manifesta profundo pesar pelo falecimento de José Luís Borges Coelho, figura incontornável na cultura da região e do País.
Nascido em Murça em 1940, licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e fez o Curso Superior de Canto do Conservatório de Música do Porto.
Desenvolveu um longo percurso como professor em diversas instituições, tendo sido presidente do Conselho Diretivo do Liceu Alexandre Herculano (Porto) e do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, assim como diretor pedagógico da Academia de Música de Viana do Castelo e da Cooperativa de Ensino Superior Artístico Árvore (Porto). Presidiu também ao Conselho Científico da ESMAE — Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto.
Ler mais...

O deputado do PCP na Assembleia da República eleito pelo distrito do Porto, Alfredo Maia, e o primeiro candidato da CDU à Câmara Municipal de Penafiel, Bruno Sousa, e outros activistas da CDU visitaram hoje áreas afectadas pelos recentes incêndios florestais na Serra da Boneca.
A visita permitiu confirmar a subsistência de problemas estruturais nos espaços florestais, especialmente a falta de ordenamento e a prevalência da monocultura de eucalipto, nem como do ordenamento e gestão urbanísticos.
Ler mais...