Foi hoje anunciada a passagem do Hospital Conde de São Bento, em Santo Tirso, para a Misericórdia local, no dia 31 de Março.
Este processo corresponde à privatização encapotada desta unidade de saúde, para a qual contribuíram políticas de desinvestimento levadas a cabo por sucessivos governos de PS e PSD/CDS. A manutenção do carácter público do hospital é inseparável de necessárias melhorias no mesmo, desde logo da construção de novas instalações.
O processo de transferência para a Misericórdia, ambição antiga de PSD/CDS que em 2015 foi impedido de o fazer pelo PCP, beneficia do facto de, para lá das insuficiências do hospital, os terrenos onde este se situa pertencerem à Misericórdia local.
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Alfredo Maia, deputado do PCP na Assembleia da República, reuniu hoje com a Comissão de Trabalhadores da STCP e com o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários Urbanos do Norte para avaliar a situação da STCP identificando a falta de mais de 40 motoristas e problemas de organização dos horários e do serviço.
Estes problemas estão na origem das falhas, de atrasos e incumprimentos de serviços, situação que só não é mais grave pelo trabalho extraordinário assegurado por muitos motoristas.
As reuniões confirmaram as críticas que o PCP tem feito às autarquias que gerem a STCP, seja pela ausência de medidas para contratação e fixação dos trabalhadores, designadamente pela valorização dos salários e combate à desregulação dos horários de trabalho, seja pela estratégia de operação que está em curso, que reduz cada vez mais o serviço da STCP à cidade do Porto e reduzindo a operação nos restantes concelhos do distrito do Porto.
Com um contributo decisivo da CDU foi possível garantir o alargamento do Andante aos vários meios de transporte na Área Metropolitana do Porto e reduzir os custos com transportes de muitas famílias.
Uma importante medida, mas insuficiente para resolver os problemas de mobilidade nos vários concelhos da região onde, nos diferentes meios de transporte, é recorrente a sobrelotação.
A realidade da região torna urgente a adopção de medidas para o alargamento da oferta e garantia de qualidade do serviço. Isso implica obrigatoriamente mais veículos, mas também medidas para garantir mais frequência e horários adequados às necessidades das populações, com mais Autocarros, mais carruagens de Metro e de Comboio, assim como mais trabalhadores nas empresas de transporte.
É preciso garantir transporte público de qualidade e com condições de conforto, para que os utentes não sejam transportados como sardinha enlatada.
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As condições de operação do porto de pesca de Matosinhos têm vindo a degradar-se de forma acentuada, levantado grandes preocupações quer ao nível da segurança dos homens do mar, de quem trabalha dentro do porto, quer ao nível das garantias da qualidade do pescado e da segurança alimentar, consequência do desinvestimento e do desinteresse a que este porto tem sido votado.
Foram sendo feitos diversos anúncios por parte da Docapesca - Portos e Lotas S.A. de lançamento de empreitadas para a reabilitação no cais de acostagem 1, com a renovação de escadas e defensas, tendo o último sido feito em Maio de 2022 apontando a conclusão dos trabalhos no final de 2023.
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24 de Janeiro
- Amarante
25 de Janeiro
- Porto - Freguesia de Paranhos
- Porto - Freguesia de Campanhã, CMPorto, SMAS
- Vila do Conde
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Intervenção de Paulo Raimundo, Secretário-Geral do PCP
"Uma saudação a todos os presentes, que aqui estão nesta sessão de apresentação da cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal do Porto, a Diana Ferreira.
É com grande orgulho que aqui estou a apresentar a Diana, com orgulho e com muita facilidade, porque a Diana dispensa apresentações.
É bem conhecida e conhece a cidade, os seus problemas, as suas características, o seu potencial, o seu valor e, acima de tudo, conhece, sente e faz parte desta gente trabalhadora e empenhada da cidade do Porto.
Ligada à vida, ligada e integrada neste povo, a Diana tem provas dadas, não só, mas também, quando foi deputada na Assembleia da República eleita pelo círculo do Porto.
A Diana Ferreira, a bem das populações, vai prosseguir o caminho trilhado pela CDU na cidade do Porto.
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Doze anos depois e contra a resistência de PS, PSD, CDS, Chega e IL, cerca de 300 freguesias roubadas ao povo foram devolvidas com a intervenção decisiva e persistente do PCP e da CDU.
Valorizando o passo ontem dado, com a aprovação, na Assembleia da República, da desagregação de freguesias, para a qual o PCP muito contribuiu, a DORP do PCP não pode deixar de sublinhar que há ainda freguesias a repor na região.
Tal ainda não sucedeu, porque eleitos do PS, PSD, CDS, CH e IL têm criado obstáculos à concretização dos anseios das populações de outras freguesias, nomeadamente, no distrito do Porto, nos concelhos de Felgueiras, Gondomar, Maia, Penafiel, Santo Tirso ou Trofa.
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No próximo dia 19 de janeiro, a CDU – Coligação Democrática Unitária apresentará a sua candidatura à Câmara Municipal do Porto. A iniciativa, que contará com a presença de Paulo Raimundo, Secretário-geral do PCP, realizar-se-á às 16h, no edifício dos Paços do Concelho do Porto.
Diana Ferreira é a candidata à presidência da Câmara Municipal do Porto.
A candidatura da CDU afirma-se como um projeto de esquerda para o Porto, alicerçado nos valores de Abril e sustentado pelos princípios de Trabalho, Honestidade e Competência. Com um histórico de intervenção singular na cidade, a CDU apresenta-se como uma força comprometida em servir as populações e em construir um Porto mais justo e solidário.
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