Quanto às SCUT, deverão permanecer como vias sem portagem, enquanto se mantiverem as duas condições que justificaram, emnome da coesão nacional e territorial, a sua implementação:
i) localizarem-se em regiões cujos indicadores de desenvolvimento socioeconómico sejam inferiores à média nacional; e
ii) não existirem alternativas de oferta no sistema rodoviário.
Programa do XVIII Governo Constitucional
Contrariando o disposto no seu próprio programa de governo, o PS finge ignorar a dramática crise económica e social do Norte do País, procurando a todo o custo justificar a implementação de portagens nas SCUT, recorrendo à mentira e à demagogia para fazer esquecer promessas eleitorais.
Perante a passividade e subserviência inaceitável do Presidente da CCDRN, que continua a manter uma postura de cumplicidade com as políticas centralistas do Governo PS, de desinvestimento na Região e de progressivo afastamento dos índices de desenvolvimento da UE.
A DORP do PCP continua a defender a construção do transporte ferroviário de velocidade elevada, como um dos elementos estruturais de desenvolvimento da Região. Um transporte que possa ser construído e mantido com recurso a tecnologia e produção nacional, vocacionado para o trânsito de mercadorias, e articulado com o Aeroporto e o Porto de Leixões, potenciando factores únicos de afirmação desta Região no Noroeste Peninsular.
O distrito do Porto vive uma acentuada crise económica e social resultado das opções políticas dos últimos governos, agravada mais recentemente pela crise capitalista internacional.
A nossa região está mais pobre e, em lugar da prometida convergência, o nível de vida do Povo está cada vez mais longe da média europeia, o que explica o regresso da emigração, particularmente entre a Juventude.