 Notícias recentes dão da profunda desigualdade sentida por cerca de 500 alunos de Vila de Conde que, sem computador, não podem estar integrados no processo de ensino à distância.
Notícias recentes dão da profunda desigualdade sentida por cerca de 500 alunos de Vila de Conde que, sem computador, não podem estar integrados no processo de ensino à distância.
Muitas destas famílias têm realidades sociais de grandes dificuldades, situações de desemprego, de rendimentos que não chegam para as despesas, não podendo ser transferidas para elas a responsabilidade de asseguraram às suas crianças os equipamentos necessários para o ensino à distância, incluindo computador e mesmo acesso à internet.
O Governo não pode transferir para as famílias nem para as autarquias responsabilidades que são suas.
ver requerimento entregue na Assembleia da República


 O Agrupamento de Escolas D. Pedro I, em Canidelo, V. N. Gaia, está a informar os Encarregados de Educação que, a partir de hoje, "por falta de Assistentes Operacionais, é impossível manter em funcionamento alguns serviços da escola e a vigilância dos recreios, ficando em causa a segurança dos alunos."
O Agrupamento de Escolas D. Pedro I, em Canidelo, V. N. Gaia, está a informar os Encarregados de Educação que, a partir de hoje, "por falta de Assistentes Operacionais, é impossível manter em funcionamento alguns serviços da escola e a vigilância dos recreios, ficando em causa a segurança dos alunos." O Grupo Parlamentar do PCP, pelas deputadas Ana Mesquita e Diana Ferreira, questionou ontem o Ministro da Educação, durante a discussão na especialidade do Orçamento do Estado, sobre a necessidade de reforço de trabalhadores na Escola Pública (auxiliares, administrativos, técnicos especializados, entre outros profissionais de Educação), bem como a necessidade de valorização destes trabalhadores não docentes e também dos trabalhadores docentes, designadamente com a contabilização integral do tempo de serviço para os professores. Foi também abordada a redução do número de alunos por turma, a gratuitidade dos manuais escolares em toda a escolaridade obrigatória, devendo estar assegurado que os mesmos são novos para todos os ciclos em que tal seja adequado, tendo sido ainda assinalada a necessária requalificação do parque escolar e a eliminação de barreiras arquitectónicas que persistem.
O Grupo Parlamentar do PCP, pelas deputadas Ana Mesquita e Diana Ferreira, questionou ontem o Ministro da Educação, durante a discussão na especialidade do Orçamento do Estado, sobre a necessidade de reforço de trabalhadores na Escola Pública (auxiliares, administrativos, técnicos especializados, entre outros profissionais de Educação), bem como a necessidade de valorização destes trabalhadores não docentes e também dos trabalhadores docentes, designadamente com a contabilização integral do tempo de serviço para os professores. Foi também abordada a redução do número de alunos por turma, a gratuitidade dos manuais escolares em toda a escolaridade obrigatória, devendo estar assegurado que os mesmos são novos para todos os ciclos em que tal seja adequado, tendo sido ainda assinalada a necessária requalificação do parque escolar e a eliminação de barreiras arquitectónicas que persistem. O Grupo Parlamentar do PCP, pelas deputadas Ana Mesquita e Diana Ferreira, questionou hoje o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior sobre a subfinanciamento crónico do ensino superior (que se sente também nas instituições de ensino superior público do distrito do Porto e de toda a região Norte), tendo ainda assinalado a necessidade de reforço do financiamento para as instituições, o reforço da Acção Social Escolar (em valores e abrangência), mas também a necessidade de um caminho continuado e firme na eliminação das propinas, para que seja assegurada a possibilidade de frequência do Ensino Superior a todos os que assim o desejem, independentemente da sua situação económica.
O Grupo Parlamentar do PCP, pelas deputadas Ana Mesquita e Diana Ferreira, questionou hoje o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior sobre a subfinanciamento crónico do ensino superior (que se sente também nas instituições de ensino superior público do distrito do Porto e de toda a região Norte), tendo ainda assinalado a necessidade de reforço do financiamento para as instituições, o reforço da Acção Social Escolar (em valores e abrangência), mas também a necessidade de um caminho continuado e firme na eliminação das propinas, para que seja assegurada a possibilidade de frequência do Ensino Superior a todos os que assim o desejem, independentemente da sua situação económica.


