O Agrupamento de Escolas D. Pedro I, em Canidelo, V. N. Gaia, está a informar os Encarregados de Educação que, a partir de hoje, "por falta de Assistentes Operacionais, é impossível manter em funcionamento alguns serviços da escola e a vigilância dos recreios, ficando em causa a segurança dos alunos."
No mesmo comunicado, que segue em anexo, anuncia-se que a partir das 15h00 deixará de haver qualquer actividade lectiva ou não lectiva, devendo os alunos "abandonar o recinto escolar."
A DORP do PCP considera que esta é uma situação de extrema gravidade, que confirma um problema para o qual há muito o PCP, os sindicatos e a comunidade educativa têm alertado, mas que o presidente da Câmara Municipal de V. N. de Gaia recusava admitir.
Esta situação extrema, que só acontece por manifesta falta de alternativa, reflecte o estado em que se encontram vários agrupamentos deste concelho. Um problema, infelizmente, registado também noutros concelhos.
Os eleitos Municipais da CDU, que já confrontaram por diversas vezes o presidente da Câmara sobre o assunto, dirigirão um ofício reclamando uma intervenção urgente e solicitarão uma informação detalhada sobre a situação do quadro de funcionários em cada escola do concelho.
Os deputados do PCP na Assembleia da República pedirão igualmente explicações ao Governo, solicitando que intervenha assegurando a rápida resolução do problema.
Porto, 4 de Fevereiro de 2020
O Gabinete de Imprensa da DORP do PCP