A empresa “metro do Porto” está em falência técnica.A política de discriminação e de permanente sub-financiamento do projecto de construção da rede de metro ligeiro da Área Metropolitana do Porto teria que ter inevitavelmente esta consequência.
Antes e depois da operação de governamentalização da empresa “metro do Porto” levada a cabo pelo actual Governo do PS, (perante a total subserviência dos autarcas da Junta Metropolitana do Porto), o financiamento a fundo perdido ao metro do Porto foi sempre muito insuficiente face ao volume dos investimentos em curso e ao valor estimado dos que iam sendo projectados e anunciados.


Vários moradores de bairros municipais em processo de reabilitação exterior têm vindo a ser intimados pela Domus Social para procederem à troca dos seus esquentadores por termoacumuladores (vulgarmente designados por cilindros eléctricos).
Em Portugal, a Qimonda separou-se da empresa mãe na Alemanha e pediu a insolvência. Neste momento, há muitas questões em aberto, e grandes preocupações com o futuro dos trabalhadores, da produção e do conhecimento adquirido pela Qimonda. Assim, importa clarificar a situação actual da Qimonda após esta "separação" entre a empresa portuguesa e alemã, tendo em conta a necessidade de acautelar interesses dos trabalhadores.



