Transportes e Comunicações
Metro do Porto - Notícias confirmam piores cenários para a Linha da Trofa
Esta possibilidade, para a qual já há muito tínhamos alertado, não leva em conta o conteúdo do estudo que a Metro do Porto realizou no primeiro trimestre de 2006 e no qual comprovavam a necessidade da duplicação da via, bem como a potencialidade de atracção de utentes.
De recordar que há quase uma década que a população da Trofa foi privada de um meio de transporte, o comboio, e desde então tem sido (mal) servida pelo transporte alternativo (autocarros) e mesmo assim, são contabilizadas cerca de 15 mil validações mensais.
A DORP do PCP alerta ainda para o facto de, no caso da não duplicação da linha, ficar em causa a sua própria rentabilidade pelo facto de passar a demorar mais de uma hora a ligação ao Porto, quando o Comboio faz o percurso Trofa-Porto em 30 minutos.
Concretizando-se o que hoje é noticiado, fica mais uma vez evidenciada a política discriminatória do governo PS para com a região do Porto, mas também a passividade cúmplice da Junta Metropolitana do Porto que, de cedência em cedência, vai abandonando por completo o seu papel na defesa do desenvolvimento sustentado da Área Metropolitana do Porto.
Porto, 29 de Maio de 2008
O Gabinete de Imprensa da DORP do PCP