O primeiro, uma Moção em defesa da concretização dos investimentos previstos na rede Metro, faz duras críticas ao governo e à Junta Metropolitana do Porto e exige a construção da linha até à Trofa em via dupla, além de reivindicar ainda medidas "a tomada efectiva de medidas para o avanço célere dos processos com vista ao real avanço previsto para a segunda fase da rede, nomeadamente pela concretização da Linha da Trofa (em via dupla), da Linha de Gondomar (primeira e segunda fases), da Linha Amarela até Vila d`Este e linha da Zona Ocidental do Porto".
Recorde-se que, de acordo com o memorando de entendimento entre a Junta Metropolitana do Porto, terá que ser lançado hoje o concurso para a construção da linha da Trofa.
De sublinhar que esta moção, apesar das duras criticas ao governo e à Junta Metropolitana do Porto, mereceu o apoio do PS e do PSD.
O segundo documento apresentado foi uma recomendação à Junta Metropolitana do Porto para que promova a discussão com a população de Rio Tinto em torno do traçado da linha na zona central da freguesia.
O relatório ambiental do projecto de execução desta linha insiste em fazer coincidir o traçado do Metro com o actual leito do rio Tinto.
No entender da CDU, esta situação impede a recuperação e valorização ambiental daquela zona, além de poder comprometer seriamente a possibilidade de alargamento do Parque Oriental do Porto ao centro da freguesia de Rio Tinto, unindo-o à Quinta das Freiras.
Porto, 30 de Junho de 2008
O Gabinete de Imprensa da DORP do PCP