O serviço ferroviário de transporte de passageiros nas linhas de Leixões, entre Leixões, no município de Matosinhos, e Ermesinde, no de Valongo, por um lado, e entre Leixões e Contumil/Campanhã, no município do Porto, por outro, com entroncamento na estação de São Gemil, na Maia, corresponde a um anseio, de décadas, das populações e das empresas de Matosinhos, Maia, Gondomar, Valongo e Porto, que o PCP tem apoiado e defendido em sucessivas propostas na Assembleia da República e nos órgãos das autarquias em causa.
A abertura do serviço de passageiros estava anunciada para 16 de Dezembro, ainda que só entre Leça do Balio e Contumil, mas hoje surgiram notícias do adiamento da abertura do serviço de passageiros para Fevereiro.
Face a estes anúncios, Alfredo Maia, deputado do PCP na Assembleia da República questiona o Governo sobre se:
1 – Tem conhecimento do adiamento anunciado e dos seus fundamentos?
2 – Que diligências tomou no sentido de garantir o cumprimento do prazo anunciado em março e reiterado pelo Governo em novembro?
3 – Ainda na decorrência da pergunta de 20 de ,março e da questão suscitada no debate do OE2025 mencionado, que pretende fazer o Governo relativamente à criação de uma paragem na zona de Carreiros, freguesia de Rio Tinto, na linha Leixões/Contumil e à reposição do transporte de passageiros também para Ermesinde?