Quando se intensifica novamente a procura do transporte público, com o fim de férias para muitos utentes, e 10 meses depois da implementação da rede UNIR, o PCP promove hoje uma acção de contacto com os utentes.
No documento em distribuição, é destacado que “se a preparação e implementação da rede mostrou impreparação e incompetência da Área Metropolitana e das Câmaras Municipais, estes 10 meses de operação confirmam que a impreparação e incompetência mantém-se porque a AMP e as Câmaras ainda não foram capazes de instalar um sistema de fiscalização do serviço prestado pelas empresas, não são capazes de exigir o cumprimento dos serviços nem os autocarros com o conforto e segurança exigíveis e, em muitas situações, nem conseguem que os horários sejam divulgados.”
Lembrando que a AMP prometeu resolver os problemas e ainda não o fez, o PCP reclama dos órgãos metropolitanos e das câmaras municipais:
• divulgação e afixação nas paragens dos horários em toda a rede e o respeito pelo seu cumprimento;
• ajustes e acrescentos necessários à mobilidade das populações, garantindo que ninguém deixa de ter as ligações que tinha antes do funcionamento da rede UNIR e que são implementados os percursos e as linhas que respondam às necessidades;
• garantia do cumprimento dos contratos, seja em matéria de regularidade e conforto do serviço para os passageiros, seja em relação às condições de trabalho dos motoristas.