A ausência de cobertura jornalística, pelo Jornal de Notícias, da 8ª Assembleia da Organização Regional do Porto do PCP, facto que aconteceu pela primeira vez em mais de três décadas, parece-nos incompreensível e injustificável.
Tratando-se da maisimportante iniciativa deste Partido no distrito do Porto, a Assembleia da Organização Regional do Porto do PCP discute as linhas de trabalho e propostas do PCP para a região e define e decide os aspectos centrais para a intervenção do PCP no distrito do Porto, elegendo também a direcção política para este distrito.
Como bem sabe, o JN providencia cobertura jornalística aos diversos “congressos regionais” das várias forças políticas, não parecendo, assim sendo, que possam ser invocados quaisquer critérios jornalísticos para explicar esta atitude.
Acrescente-se o facto de ter sido mais uma iniciativa do PCP que contou com a participação e intervenção de Jerónimo de Sousa, tendo sido, desde Julho deste ano, a quarta presença no distrito do Porto do Secretário-geral do PCP, em ocasiões relevantes, ignorada pelo Jornal de Notícias.
Também a este respeito, pelo destaque que a presença dos diversos lideres de partidos políticos merece da parte do JN, não creio que possa haver critério que justifique esta prática.
Este tratamento jornalístico não é compatível com as responsabilidades do Jornal de Notícias no cumprimento do seu dever de informação equilibrada e plural, tem acontecido repetidamente com a DORP do PCP e, dado que os protestos anteriores não suscitaram qualquer reacção da sua parte,reservamo-nos o direito de dirigir este protesto ao Provedor do Leitor e à Entidade Reguladora da Comunicação Social, bem como divulgá-lo pelos meios que considerarmos adequados.
Porto, 31 de Outubro de 2007
DORP/PCP