Comunicação Social
PROTESTO
A DORP do PCP manifesta o seu mais firme protesto pela ausência de tratamento jornalístico do Comício-festa comemorativo do 87º aniversário do PCP realizado no passado sábado, 8 de Março, no Fórum da Maia e que contou com a participação de Jerónimo de Sousa, secretário geral do PCP.
Esta ausência de cobertura e tratamento jornalístico insere-se num “critério” adoptado pelo Jornal de Notícias que vem primando pelo silenciamento sistemático da actividade e iniciativa política da DORP, particularmente nos últimos meses.
Este silêncio do JN não é compreensível nem aceitável.
Primeiro porque ignora uma iniciativa com cerca de um milhar de participantes –o JN não procede assim com qualquer outra iniciativa análoga de qualquer outra força política.
Segundo porque é a primeira grande iniciativa com a participação do secretário-geral do PCP após a Marcha Pela Liberdade e Democracia.
Terceiro porque é a maior iniciativa do género promovida pela DORP do PCP onde é feita não só a caracterização da situação política económica e social do distrito do Porto, apontando responsáveis e soluções, como é uma iniciativa onde são abordados diversos temas da actualidade com incontestável interesse jornalístico –como foi o caso da luta dos professores, do desemprego, do balanço dos três anos de governação PS e dos insultos do ministro Santos Silva, só para citar alguns exemplos– sendo igualmente um momento onde é evocado o papel histórico do PCP nos seus 87 anos de vida e luta e afirmado o seu projecto e as suas propostas fundamentais para o País.
Que “critérios jornalísticos” podem avaliar como dispensável o tratamento desta iniciativa? Que “critérios jornalísticos” podem ser evocados para sustentar esta estratégia de silenciamento do PCP, a única força política que, tal como no país, se afirma na região como oposição ao bloco central de interesses?
Mais uma vez, o silêncio ensurdecedor do JN não honra os seus compromissos com os seus leitores. Não sendo uma novidade, é um procedimento que repudiamos.
Porto, 10 de Março de 2008
O Gabinete de Imprensa da DORP do PCP