Os Deputados do PCP, Jorge Machado e Diana Ferreira visitaram a Escola Secundária de Canelas, reunindo com a sua Direcção e tomando conhecimento dos problemas sentidos.
Confirmámos que nesta escola, à semelhança da realidade de muitas outras escolas do país, é gritante a carência de auxiliares de acção educativa que respondam às necessidades – são cerca de 1.400 alunos, do 5.º ao 12.º ano distribuídos por um enorme espaço físico que, muitas vezes, não tem a vigilância necessária, uma vez que não existem funcionários em número suficiente. Sendo poucos os 21 do quadro destinados a esta escola, a situação agrava-se quando há funcionários que não são substituídos, o que significa que estavam 9 auxiliares de acção educativa a trabalhar – sobre isto, o PCP reiterou a necessidade do reforço de trabalhadores, mas também da celeridade na substituição de trabalhadores com ausência prolongada, uma vez que esta situação traz grandes prejuízos à escola e aos alunos.
Sobre esta matéria, o PCP irá intervir na Assembleia da República, no sentido de o Governo intervir para resolver o problema sentido na escola.
Tendo também reunido com a Unidade de Saúde de Vilar de Andorinho, o PCP manifestou o seu agrado pela construção do novo centro de saúde nesta freguesia – algo pelo qual o PCP se tem batido ao longo de muitos anos. Não obstante, não deixamos de manifestar as nossas preocupações com a concentração do Atendimento Complementar do concelho num único espaço (a funcionar também nesta unidade de saúde), pelo que significa de perda de serviços de proximidade nos equipamentos de saúde dos Carvalhos e de Soares dos Reis.
Não esquecendo o grave problema de transportes no concelho, que agrava as dificuldades no acesso a cuidados de saúde, este é um assunto que o PCP irá continuar a acompanhar, intervindo na defesa da prestação de cuidados de saúde públicos, gratuitos e de proximidade, considerando as necessidades da população e o direito constitucional à saúde.