Uma Delegação do PCP, constituída Pelo Candidato da CDU à Câmara Municipal de V .N. de Gaia nas últimas eleições autárquicas, Mário David Soares e as Deputadas do PCP na Assembleia da República, Diana Ferreira e Ângela Moreira, deslocaram-se ao ACES de V. N. Gaia, para uma visita, com o intuito de ouvir os responsáveis, sobre o funcionamento dos cuidados de saúde primários do Concelho de Gaia.
No que concerne aos recursos humanos, há 79 médicos,105 enfermeiros, 95 secretários clínicos e internos 36. Nas USF os médicos estão com uma sobrecarga de utentes, 1950 por médico, faltam 12 enfermeiros, os concursos para admitir estes profissionais são morosos o último demorou cerca de 5 anos a ser formalizado.Neste momento há um ligeiro aumento de utentes nas Unidades de Saúde devido a migrações´. Existem cerca de 3000 utentes sem médico de família, sendo estes atendidos nas UCSP, Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados.
A transferência da UCSP de Soares dos Reis, para a Vilar Saúde em Vilar de Andorinho, transformou-se em USF. No que respeita aos SASU retirados do Centro de Saúde de Soares do Reis e dos Carvalhos e transferidos para Vilar de Andorinho, é para voltar ao modelo inicial, segundo a ARS Norte.
Convém lembrar que a transferência dos dois SASU, motivou a revolta e indignação por parte das populações com manifestações de rua, por não terem sido consultadas e por estarem contra a deslocalização, atribuindo ainda responsabilidades ao Presidente da Câmara de V. N. de Gaia, por ter anuído a este processo e não ter articulado com as autoridades competentes,o serviço de transportes adequado, de forma a minimizar o transtorno às populações.
Por parte do Partido Comunista Português fica o compromisso com as populações, acompanhar bem de perto esta situação.