Abate de eucalipto centenário em Coimbrões

Foi feita hoje uma tentativa de abate de um eucalipto centenário e emblemático de Vila Nova de Gaia, situado na Rua Augusto Gomes, em Coimbrões. Uma tentativa de abate que foi impedida pela população. Os responsáveis pelo abate não possuíam qualquer documentação que comprovasse o estado de pretensa degradação e risco que a árvore supostamente representa.

Neste sentido, a CDU apresentou um requerimento questionando a Câmara Municipal sobre pareceres técnicos relativos ao eucalipto e quais as medidas que a Câmara pretende tomar, nomeadamente no que se refere ao esclarecimento dos moradores e à requalificação do espaço.
Na Rua Augusto Gomes, em Coimbrões, existe um frondoso eucalipto cuja dimensão indicia uma elevada idade, e que por várias vezes foi já alvo de tentativas de corte, alegando-se que a queda das suas folhas entupia as caleiras das casas da vizinhança.

Segundo informações mais recentes, a árvore apresentaria agora riscos devido a encontrar-se debilitada, designadamente por agressões perpetradas por desconhecidos que a teriam enfraquecido, e por isso iria ser cortada, por empresa especializada ao serviço do Parque Biológico.

Contudo, posteriormente foi alegado, sem qualquer suporte documental, que apenas iria sofrer uma poda para reduzir a sua massa.

Face às contradições expostas, e ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, solicito ser informado sobre se:

tem a Câmara um relatório técnico claro sobre o real estado daquele eucalipto?
em caso afirmativo, quais as alternativas que podem ser utilizadas?
vai a Câmara promover o esclarecimento e o diálogo com os moradores locais, nomeadamente com os que se opõem ao corte daquela árvore?
que outras medidas pretende a Câmara tomar para requalificar aquele espaço?

Vila Nova de Gaia, 05 de Julho de 2011
a Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP