Vila Nova de Gaia
Contra a supressão de horários da carreira dos STCP ZF (Francelos - Valadares)
Tal facto reveste-se de uma tremenda injustiça, afectando profundamente a mobilidade da população das zonas em questão, cujo serviço de transportes públicos é claramente insuficiente.
A STCP informou recentemente que a carreira ZF (Francelos a Valadares) será suprimida aos Sábados, Domingos e feriados. Será ainda suprimido o último autocarro (era às 20h15 e passará a ser às 19h15).
A zona da praia de Valadares não está servida de supermercados, posto de Saúde, correios, cemitério, etc. A população idosa que tem que se deslocar para a zona central da Freguesia não tem outro transporte.
A última carreira do dia serve também os Valadarenses que vêm do trabalho por comboio até a estação e depois utilizam o autocarro para chegar a casa.
É mais uma machadada nos direitos de mobilidade das populações, em zonas já parcamente servidas por transportes públicos.
Os critérios para este corte são meramente economicistas, e somam-se a todas as outras que vêm sendo aplicadas ou que estão sinalizadas no acordo com o FMI, ficando mais uma vez claro que quem menos pode é que irá pagar a fatia de leão de uma crise para a qual não contribuíram.
Assim, ao abrigo das disposições legais e regimentais aplicáveis, solicito ser informado sobre se a Câmara Municipal tem conhecimento desta intenção da STCP, e que medidas vai tomar, ou já tomou, para a impedir, em defesa dos cidadãos de Valadares.
Vila Nova de Gaia, 05 de Julho de 2011
a Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP