O início do ano lectivo no concelho da Trofa tem sido o mais conturbado dos últimos anos.
Contrariamente ao que seria desejável (e normal) as diversas escolas iniciam as suas actividades em diferentes datas devido a problemas da responsabilidade da Câmara Municipal.
Diversas situações têm provocado o descontentamento e até protesto por parte de pais e encarregados de educação, nomeadamente:
- atrasos diversos nas obras em curso, o que impede a abertura das escolas na data desejada,
- uma escola (Cedões) cujas obras de melhoramento foram inauguradas há meio ano e que afinal ainda não pode receber alunos,
- erros na colocação de alunos nas Escolas e/ou Jardins de Infância.
Esta realidade contrasta com o discurso oficial da autarquia em matéria de Educação. Por muito que a Câmara Municipal se esforce, as crianças do concelho e as suas famílias confrontam-se com uma escola diferente daquela que a autarquia pretende mostrar.
A Comissão Concelhia da Trofa manifesta a sua total solidariedade para com as famílias afectadas pela inoperância e incompetência da Câmara Municipal da Trofa e manifesta a sua total disponibilidade para contribuir para o esclarecimento das responsabilidades por tais situações, tendo para tal entregue já dois requerimentos solicitando explicações ao Presidente da Câmara.
Trofa, 15 de Setembro de 2006
A Comissão Concelhia da Trofa do PCP