Das questões abordadas, algumas são de âmbito Municipal e terão, ainda esta semana, intervenção institucional, nomeadamente para impedir a venda de um caminho público (Travessa das Alminhas) que a Junta de Freguesia de Água Longa (acompanhada pela Câmara Municipal de Santo Tirso) pretende levar a efeito apesar dos inúmeros protestos dos moradores, nomeadamente de um abaixo assinado com mais de 100 subscritores.
Perante as informações contraditórias, Vera Silva irá questionar a Câmara Municipal sobre o processo, sobre a sua legalidade e tudo fará para salvaguardar o interesse da população que desde sempre usou aquele caminho público.
Também a estrada de ligação entre a EN105 e a Escola EB2+3 do Vale do Leça, na Agrela, foi alvo de atenção do PCP que irá exigir da Câmara a pavimentação deste caminho (actualmente é um “lamaçal”) que é utilizado por centenas de alunos, bem como pelos professores e funcionários da Escola.
De referir ainda que ao longo de toda a EN 105, há um longo trabalho a fazer em matéria de segurança rodoviária, nomeadamente sinalização vertical e colocação de passadeiras.
PCP LEVA PROBLEMAS DO CONCELHO À ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
Caracterizado pelo deputado Honório Novo como um dos principais problemas do concelho, as Acessibilidades e Transportes serão alvo de intervenção junto do Governo, destacando-se três aspectos em articular:A conclusão da variante à EN105, com ligação à A41, é cada vez mais importante para o concelho, favorecendo a mobilidade da população, em particular das freguesias do Vale do Leça, mas também por se tratar da necessária conclusão do projecto da Variante à EN105 que é aguardada há vários anos pela população.
A ligação de S. Martinho do Campo à estação da CP de Lordelo é uma das carências mais sentidas pelas populações das freguesias de Vilarinho, S. Martinho do Campo, S. Salvador e S. Mamede. A alteração do local da estação (há cerca de cinco anos) veio agravar ainda mais a situação uma vez que a população destas quatro freguesias têm que se deslocar (normalmente a pé) cerca de 3 quilómetros para aceder ao comboio.
O PCP reafirma o seu empenho na defesa da construção de uma ligação rodoviária e de uma passagem pedonal entre as duas margens do rio Vizela que permita aos mais de 20 mil potenciais utentes destas freguesias aceder comodamente à Estação.
O estado de abandono da estação da CP de Santo Tirso e a falta de informação aos utentes foi o último dos problemas analisado, sendo particularmente gravoso o facto de se tratar de uma estação construída em 1998 e que foi fechada em 2003, obrigando os utentes a aguardar o comboio à mercê da intempérie com uma sala de espera nova, mas fechada!
Santo Tirso, 21 de Fevereiro de 2008
A Comissão Concelhia de Santo Tirso do PCP