Rui Rio e a maioria PSD/PP "cozinham" privatização dos serviços de limpeza!
No anterior mandato da Câmara Municipal do Porto (2002/2005), o Pelouro do Ambiente foi dirigido pelo Vereador da CDU, Eng. Rui Sá. Foi unânime o reconhecimento do esforço realizado para melhorar a limpeza do Porto: colocaram-se contentores do lixo em toda a Cidade, alargou-se a recolha do lixo de 6 para 7 dias por semana, colocaram-se centenas de Ecopontos, alargando-se a recolha selectiva, contrataram-se novos cantoneiros, reorganizaram-se os serviços, desenvolveram-se campanhas de sensibilização.
Esse esforço foi reconhecido, com uma melhoria significativa do estado de limpeza das ruas do Porto.
Desde que Rui Rio tem a maioria absoluta, o trabalho desenvolvido tem ido por "água abaixo", com a adopção de várias medidas que só tem piorado a limpeza da Cidade.
- O lixo deixou de ser recolhido ao fim de semana, o que faz com que se amontoe à beira dos contentores, seja na Baixa (onde a imagem da Cidade é fortemente afectada), seja nos bairros e zonas residenciais (onde a qualidade de vida dos moradores é fortemente penalizada).
- Os contentores não são lavados com a mesma frequência, produzindo em muitos casos, cheiros nauseabundos e fazendo proliferar a bicharada.
- Deixou de se fazer remoção de ervas das ruas, crescendo vegetação entre os paralelos e os passeios, mesmo em ruas movimentadas.
- As papeleiras danificadas não são substituídas, dando um ar de negligência e abandono, o que incentiva o vandalismo.
Os objectivos desta situação são claros:
- Rui Rio e a maioria PSD/PP querem privatizar a limpeza na Cidade, procurando que a população, farta do actual estado de sujidade do Porto, aceite esta decisão.
Para alcançar este objectivo, Rui Rio e a maioria PSD/PP não se importam de prejudicar os Portuenses e a imagem da Cidade.
Também nisto se vêm os resultados da maioria absoluta PSD/PP.
Também nisto se vê que o trabalho da CDU é diferente para melhor!
Perante esta situação, a CDU vai promover uma campanha junto dos Portuenses com o objectivo de denunciar a linha política economicista e liberalizante que Rui Rio concretiza em relação aos serviços de limpeza da Cidade e de esclarecer a população do Porto sobre os motivos que estão por detrás destas medidas.
A CDU apela à população da Cidade para desenvolverem a resposta reivindicativa necessária para derrotar estas políticas.
CDU/Porto
Porto, 7 de Outubro de 2006