A Comissão Concelhia de Matosinhos do PCP vem por este meio demonstrar a sua preocupação com o estado da prestação de cuidados de saúde no concelho nomeadamente, nos cuidados de saúde primários.
A situação actual é caracterizada por:
- cancelamento generalizado de consultas programadas;
- falta de acompanhamento dos utentes, incluindo idosos e doentes crónicos;
- impossibilidade de muitos utentes acederem a consulta de recurso;
- incapacidade de resposta às muitas solicitações e pedidos de esclarecimento;
- alteração dos locais de exames e de recolha de sangue, com a concentração de serviço, gerando confusão e situações de aglomeração de utentes.
Tal como o PCP tem vindo a denunciar, a necessária resposta aos problemas decorrentes do surto epidémico não pode ser feito à custa das outras valências, nem pode pôr em causa o funcionamento dos Centros de Saúde e do Serviço Nacional de Saúde no seu conjunto.
Só com o aumento do investimento no SNS será possível assegurar a contratação dos profissionais em falta e garantir o funcionamento pleno de todos os Centros de Saúde, ao mesmo tempo que se responde à pandemia.
Reconhecendo que este é um problema que cabe ao Ministério da Saúde resolver, interviremos nesse sentido. Mas não podemos deixar de reclamar da parte da Câmara Municipal de Matosinhos uma postura de defesa intransigente dos matosinhenses independentemente da “cor” do governo. Nesse sentido, os nossos eleitos municipais dirigiram já um ofício à presidente da Câmara Municipal de Matosinhos questionando sobre o que tem feito e o que pensa fazer em defesa da rá-
pida resolução dos problemas de funcionamento dos Centros de Saúde do Concelho.
Matosinhos, 28 de Agosto de 2020
A Comissão Concelhia de Matosinhos do PCP