A Comissão Concelhia de Matosinhos do PCP considera inaceitáveis as notícias vindas a público:
Matosinhos não pode ficar de fora da expansão da rede do Metro!
Foi assinado na passada sexta-feira um “protocolo para o desenvolvimento de estudos para a consolidação da Rede de Metro Ligeiro do Porto”, com a participação do Governo, do Conselho Metropolitano do Porto e da empresa Metro do Porto.
Desde 2008 que o governo tem comprometido com a Área Metropolitana do Porto a expansão da rede, desde essa altura a estrutura urbana e demográfica do coração metropolitano manteve-se.
Não há razão para novos estudos. O que é necessário e urgente é que se decida, se disponibilize as verbas necessárias e se avance com a expansão.
Procurando contribuir para a concretização deste objectivo, o Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República apresentou já um projecto com vista à calendarização destes investimentos.
A Comissão Concelhia de Matosinhos do PCP considera absolutamente prioritária a concretização da ligação a São Mamede de Infesta, a partir da actual estação Pólo Universitário, perspectivando a ligação futura a Matosinhos Sul e criando uma ligação circular entre Matosinhos e o Porto, assim como a melhoria da infraestrutura actual, nomeadamente na concretização da cobertura da Estação da Senhora da Hora.
As notícias sobre alegados entendimentos “de bastidores” quanto às linhas a construir, que deixariam de fora o concelho de Matosinhos e põem em causa um investimento prioritário na rede de transportes e na mobilidade dos matosinhenses, revelam uma profunda desconsideração pela população do Concelho de Matosinhos, sendo inaceitável que os investimentos a realizar no concelho ficassem submetidos a qualquer arranjo partidário.
Esta inaceitável possibilidade obriga-nos a tomar a iniciativa de questionar a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, já na próxima reunião de câmara, acerca do conhecimento que tem deste alegado entendimento, que põe em causa a resposta a necessidades há muito sentidas pela população de Matosinhos.
O pelouro do qual somos responsáveis continuará a tomar medidas políticas e técnicas para acompanhar este processo em defesa dos interesses de Matosinhos, tudo fazendo para que a construção da linha de São Mamede e a ligação de Matosinhos Sul ao Porto, pelo Campo Alegre, sejam uma realidade.
Matosinhos, 24 de Fevereiro de 2020
Comissão Concelhia de Matosinhos do PCP