Gondomar
Novo ano escolar começa mal em Gondomar!
Esta luta, para a qual o PCP manifesta desde já o seu apoio, radica no não cumprimento das promessas, por parte da Câmara de Gondomar, assumidas pessoalmente pelo vereador do Pelouro da Educação, em carta enviada, com aviso de recepção, aos encarregados de educação, de que o novo ano escolar abriria com as obras indispensáveis para o funcionamento do Pavilhão gimno-desportivo e das acessibilidades para deficientes.
Trata-se de problemas que se vêm prolongando no tempo, instados de forma responsável pela Direcção da Escola, Associação de Pais e a Junta de Freguesia, junto das várias entidades responsáveis.
Pela sua parte o PCP e a CDU, através dos seus eleitos na Assembleia de Freguesia de S. Pedro da Cova e da Assembleia Municipal de Gondomar fizeram aprovar propostas de recomendação à Câmara, com vista ao reforço de verbas para combater a degradação crescente daquele estabelecimento escolar. O assunto foi ainda levado à Assembleia da República, após visita efectuada pelo deputado Honório Novo, através de três requerimentos dirigidos ao Ministério da Educação que procurou, entretanto, desresponsabilizar-se por tal situação.
O problema da não realização atempada das obras, da responsabilidade da Câmara de Gondomar, ocorre também na Escola Básica 2,3 de Gondomar e é a razão por que na Escola Básica 2,3 nº 1 de Rio Tinto, do Monte da Burra, não foram iniciados os trabalhos lectivos, mantendo-se incerta a data de abertura, com os gravíssimos problemas para os pais/encarregados de educação que daí decorrem.
Ao alertar para estas situações que, a somar a tantas outras, colocam em causa as notícias optimistas do Governo do PS/Sócrates de que tudo corre pelo melhor neste ínicio do ano escolar, a Comissão Concelhia de Gondomar do PCP responsabiliza em primeiro lugar a Câmara de Gondomar e compromete-se a envidar todos os esforços no sentido da resolução destes problemas. Apela à mobilização da população, em especial dos pais e encarregados de educação para a exigência de boas condições de funcionamento das escolas. Manifesta ainda a sua profunda preocupação face a outros casos que vão chegando ao nosso conhecimento, comprovando que, com as políticas do PS, do PSD ou Valentim Loureiro, a Escola Pública continua a ser hipotecada e a perpetuar desigualdades e injustiças.
Gondomar, 14 de Setembro de 2010.
A Comissão Concelhia de Gondomar do Partido Comunista Português