Gondomar
CDU condena retaliação da Câmara de Gondomar contra os comerciantes do mercado de Rio Tinto!
2.A CDU condena esta atitude discriminatória da Câmara de Gondomar, não tendo dúvidas de que se trata de um acto de vingança pelo facto dos comerciantes e feirantes do Mercado de Rio Tinto estarem a defender o seus postos de trabalho, opondo-se ao encerramento e demolição daquele equipamento municipal, que a Autarquia quer concretizar a todo o custo. Trata-se de uma retaliação que envergonha o Poder Local Democrático saído da Revolução de Abril.
3.Este encerramento forçado do Mercado de Rio Tinto afectou os comerciantes e feirantes que se viram privados de comercializar os produtos entretanto adquiridos, mas também prejudicou as centenas de Riotintenses que neste início do mês ali se deslocaram para fazer as suas compras e que “deram com o nariz na porta”.
4.A CDU manifesta a sua solidariedade para com os comerciantes e feirantes vítimas de mais uma prepotência de Valentim Loureiro e da sua equipa, reafirmando a sua oposição ao encerramento do Mercado de Rio Tinto sem que seja conhecido e aprovado o Plano de Pormenor para o Centro Cívico da Cidade e sem que seja criado um espaço alternativo, com as adequadas condições de higiene, para que os comerciantes e feirantes possam continuar a desenvolver a sua actividade.
5.A CDU condena também o alheamento das outras forças políticas relativamente a este grave problema, particularmente do PS, que vem assumindo posições contraditórias, já que votou favoravelmente o encerramento e demolição do Mercado de Rio Tinto na Câmara de Gondomar enquanto na freguesia tenta passar a ideia de que apoia a luta dos comerciantes e feirantes. O presidente da Junta deve fazer algo mais do que se limitar a aparecer para “ficar na fotografia”: tem a obrigação de dizer claramente aos Riotintentes se está de acordo com a construção de um Fórum Cultural no espaço do Mercado, mesmo que isso signifique a destruição definitiva deste equipamento municipal.
Rio Tinto, 1 de Novembro de 2008
A CDU/Rio Tinto