Gondomar
Comício em Gondomar - rumo ao XVIII Congresso do PCP
Após cerca de 40 minutos de música que animou a assitencia e fez recordar velhas, mas actuais, canções de José Afonso e Adriano Correia de Oliveira, António Valpaços da Concelhia do Partido e da JCP destacou a ofensiva em curso deste governo que tem na juventude um dos seus principais alvos. O trabalho precário, a falta de condições de muitas escolas e a aposta numa politica de baixos salários e de baixas qualificações é sentida neste concelho onde há 800 jovens licenciados sem emprego e onde mais de um terço dos desempregados têm menos de 35 anos.
O destaque para o reforço do Partido desde o último Congresso foi feito por Daniel Vieira, da Comissão Concelhia. Os recrutamentos, a criação do sector de empresas, a intensa actividade e o combate à política de direita são os traços principais do trabalho da organização concelhia desde o último Congresso.
Afirmar o Partido como alternativa num concelho onde a Câmara presidida por Valentim Loureiro é o "prolongamento da política de direita do governo PS/Socrates" foi uma das principais conclusões saídas da Assembleia de Organização Concelhia realizada este ano.
No encerramento do Comício, Francisco Lopes, da Comissão Política e do Secretaridao, caracterizou a crise capitalista em curso, apontando os seus responsáveis e denunciou as políticas de direita que atacam os direitos laborais e impõem a redução de salários e pensões.
O reforço do PCP, o aprofundamento da ligação aos trabalhadores e às populações e a dinamização da luta de massas foram apontados como cruciais para a concretização da ruptura com esta política e a exigencia de uma política de esquerda ao serviço do povo e do país é o grande objectivo do Partido.