CDU exige medidas, fiscalização e vigilância nas praias de Gondomar.
A portaria 141/2019 de 14 de Maio procede à classificação e identificação das águas balneares. De acordo com a mesma, hoje, 15 de Junho, tem inicio a época balnear, sendo que as praias de Zebreiros e Melres foram desclassificadas como zonas balneares.
A falta de informação e o silenciamento por parte da Câmara tem uma dupla gravidade: i) a falta de segurança e a saúde pública das populações; ii) a cumplicidade com os responsáveis pelos focos de poluição.
Os eleitos locais da CDU e a deputada do PCP na Assembleia da República, Ângela Moreira, estiveram hoje nas duas praias. Continuaremos a exigir informação da Agência Portuguesa do Ambiente sobre o funcionamento das ETAR's e sobre a fiscalização de todas as ligações ilegais, a exigir do Ministério do Ambiente um plano para a valorização do mais importante recurso hídrico da região, a exigir mais fiscalização das autoridades que fazem a gestão e fiscalização do Douro.
Mas para que o Douro seja mais que um slogan é urgente um outro comportamento do Município de Gondomar, com maior fiscalização, manutenção, informação e articulação com outros municípios e o Governo.