Nos últimos dias têm vindo a público novos elementos sobre a rede de metro, com destaque para a “celebração do protocolo relativo ao desenvolvimento dos estudos para a consolidação da Rede de Metro do Porto e desenvolvimento de sistema de metro bus na AMP”, assinado no passado dia 21 de Fevereiro.
Na verdade, mais do que um novo passo para a concretização do alargamento da rede, estamos perante um conjunto de episódios que evidenciam a falta de compromisso do Governo, as tricas entre os autarcas da região, a ausência de um poder regional capaz de reivindicar e articular importantes investimentos na região, de que são exemplo as novas linhas de metro.
Gondomar é o único município do primeiro anel metropolitano, e com o maior de deslocações pendulares para fora do concelho para actividades profissionais e académicas, que não tem ligação de metro à sede do concelho.
Há mais de 10 anos, quando já estava acordado que a ligação a Gondomar era uma prioridade, que os gondomarenses assistem a uma permanente sucessão de anúncios, estudos, projectos e novos traçados, sem que avance o metro até S. Cosme, na ligação por Valbom.
Basta uma pequena pesquisa no sítio do Município para percebermos que, particularmente em períodos eleitorais, são criadas novas expectativas que acabam por não ter correspondência prática.
“Linha para Gondomar é a próxima prioridade” (CMG, 7 de Fevereiro 2017), “Metro a caminho de Gondomar” (CMG, 29 de Junho de 2019)” e, mais recentemente, “Avança projecto da nova linha de metro para Gondomar” são alguns dos títulos pomposos das mais recentes notícias.
Destaca-se em todo este processo o facto de termos sido confrontados, no início de 2017 (JN, 21/1/2017), com uma notícia que dava conta de um novo traçado para a ligação do metro ao centro do concelho, proposto pelo presidente da Câmara de Gondomar ao Governo e que, segundo o próprio, custaria cerca de metade do projecto inicial. Ao contrário do que foi anunciado no sítio do Município (CMG, 21 de Fevereiro de 2020), este novo traçado, cujos impactos não são conhecidos, não foi discutido nem aprovado nos órgãos municipais. Por isso, para a CDU este projecto não serve os gondomarenses, em particular a população e o centro de Valbom.
A CDU há muito colocou na primeira linha da sua intervenção a luta pelo reforço da mobilidade interna e externa dos gondomarenses, incentivando o uso de transportes públicos, sendo decisiva a concretização das linhas do metro que fechem o anel Campanhã, Valbom, Gondomar (S. Cosme), Fânzeres, Estádio do Dragão.
Para a CDU, tal como afirmamos na campanha eleitoral, a prioridade é a ligação o metro ao centro de Gondomar e é por isso que nos vamos bater.
Para a CDU o que é preciso não são mais cerimónias, anúncios, tricas e lutas entre os presidentes das câmaras ou acordos em função de tácticas internas partidárias, mas sim uma posição clara das autarquias e, em particular, do Município de Gondomar, junto do Governo, para que avance já o metro para Gondomar.
Estamos disponíveis para ser parte na solução.
Intervenção da CDU na Assembleia Municipal de Gondomar
27 de Fevereiro de 2020