Está anunciado para amanhã, sexta-feira, uma “cerimónia de lançamento do concurso público internacional para a execução dos anteprojectos e desenvolvimento dos estudos de impacto ambiental” de 4 linhas de Metro do Porto (São Mamede, Trofa, Maia II, Gondomar II).
A DORP do PCP lembra que esta é a “enésima” vez que se anunciam estudos ou projectos – anteprojectos, no caso – para linhas estruturantes à mobilidade na região e que há muito deviam estar concluídas. Sendo necessários os estudos referidos, o que se coloca é a necessidade de perspectivar já no Orçamento do Estado para o próximo ano verbas que permitam a concretização destas linhas.


A solução política encontrada no país no final de 2015 permitiu interromper o rumo de desastre e afundamento nacional que vinha sendo imposto pelo governo PSD/CDS e alcançar importantes avanços, com relevo, entre outros, para a reversão da privatização da STCP.
O encerramento da refinaria da GALP em Matosinhos em Abril de 2021 constituiu um erro estratégico e um crime económico e social contra o País que, concretizado em nome da dita descarbonização, se tem traduzido em mais dependência, em mais importações (combustíveis e outros produtos refinados que o País deixou de produzir), com acrescidos custos ambientais, desemprego de centenas de trabalhadores e definhamento do aparelho produtivo nacional.


