Transportes e Comunicações
Secretária de Estado dos Transportes falta à verdade sobre o Metro do Porto
Tal afirmação, além de falsa e arrogante, é ofensiva para a população da Área Metropolitana do Porto que vem sendo confrontada com sucessivas quebras dos compromissos do governo para com a região.
O acordo celebrado entre a Junta Metropolitana do Porto e o governo em Maio de 2007, não está a ser cumprido pelo governo. O referido acordo estabeleceu a construção da linha da Trofa (cujo concurso deveria ter sido lançado até dia 30 de Junho) e das linhas de Gondomar, zona ocidental do Porto (Boavista) e extensão da linha de Gaia.
Não pode no entanto deixar de ser referida a responsabilidade de governos anteriores, do PSD/CDS, que nunca cumpriram com as indemnizações compensatórias, pondo em causa a sustentabilidade do projecto e o seu carácter metropolitano.
A DORP do PCP denuncia a incompetência da JMP em todo este processo, cuja postura constituiu um exemplo de subserviência à sede centralizadora deste governo e, de acordo com a Moção do PCP aprovada por unanimidade na Assembleia Metropolitana do Porto em 27/06/2008, exige o lançamento imediato do concurso para a linha da Trofa e a tomada efectiva de medidas para concretização da Linha de Gondomar (primeira e segunda fases), da Linha Amarela até Vila d`Este e linha da Zona Ocidental do Porto.
Porto, 14 de Agosto de 2008
O Gabinete de Imprensa da DORP do PCP