PCP saúda a luta dos utentes da STCP e denuncia as consequências anti-sociais do actual processo de restruturação da rede de transportes na Área Metropolitana do Porto
1. Os utentes dos transportes públicos do distrito do Porto continuam a sofrer as consequências das decisões condenáveis do Governo, STCP e Metro do Porto em política de transportes. Sublinhamos as políticas de constante elevação dos preços deste serviço público e, mais recentemente, a conclusão do processo de restruturação da rede da STCP que consagrou a redução de carreiras e serviços, aumentado os transbordos: ambas decisões são amplamente penalizadoras dos utentes.
2. A DORP do PCP não dissocia o quadro actual dos transportes públicos na Área Metropolitana do Porto da inexistência de uma Autoridade Metropolitana de Transportes, tão propalada e esquecida em sucessivas promessas eleitorais, mas sepultada agora pelas declarações do Director Executivo da Metro do Porto, ao afirmar que a coordenação dos transportes entre a Metro, a STCP e os privados já estava concretizada e que a Autoridade Metropolitana já não fazia falta nenhuma.
3. A DORP do PCP estranha o silêncio da maioria PSD/PS na Junta Metropolitana e do seu Presidente Rui Rio sobre esta matéria. A Junta Metropolitana e as diversas autarquias onde os problemas se agudizaram têm enormes responsabilidades na actual situação.
4. Os eleitos do PCP apresentaram várias moções em várias sessões de assembleias municipais e de freguesia no distrito do Porto e também na Assembleia Metropolitana foi pelos eleitos do PCP questionada esta restruturação dos transportes e criticada a inexistência da Autoridade Metropolitana dos Transportes.
5. É neste quadro que vários milhares de utentes dos transportes públicos, de vários concelhos da AMP, têm participado em acções de luta e protesto, convergindo para a acção de ontem na Avenida dos Aliados, cujo êxito é assinalável. O PCP saúda desde já esta luta que prossegue com o agendamento de várias acções para os próximos dias e que começa a obrigar a importantes cedências da Administração da STCP, sobretudo no ajustamento das linhas, demonstrando que o incremento da luta reivindicativa das populações possibilita importantes conquistas.
6. A DORP do PCP informa que o Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português na Assembleia da República solicitou uma reunião com os representantes do Movimento de Utentes dos Transportes Públicos da Área Metropolitana do Porto, a realizar-se na próxima segunda-feira, dia 8 de Janeiro.
Porto, 5 de Janeiro de 2007
GI/DORP do PCP