No Dia Mundial do Ambiente, João Oliveira, acompanhado por outros candidatos da CDU ao Parlamento Europeu, participou numa sessão sobre mobilidade em Rio Tinto, concelho de Gondomar.
Durante a sessão, foram ouvidos testemunhos sobre o transporte público na área metropolitana do Porto. A redução tarifária, conquistada pela acção das forças que constituem a CDU e pela luta das populações, foi destacada pela sua importância no aumento da procura pelos transportes públicos. No entanto, também foi mencionada a falta de investimento necessário para reforçar a oferta e a qualidade do serviço.
Lembrou-se ainda da acção directa da União Europeia, que durante anos impôs a liberalização, resultando na destruição da capacidade produtiva, de parte significativa da ferrovia nacional - com a redução da oferta, degradação do serviço e dos postos de trabalho - e no desmembramento da empresa de transporte rodoviário.
Com as políticas da UE desvalorizando o transporte público, é exigido um reforço dos fundos europeus para garantir a coesão e atender às necessidades das populações. Apenas o reforço da CDU pode garantir isso, já que os partidos neoliberais sempre votaram pelo corte dos fundos.
Pelo direito à mobilidade, por mais e melhores transportes públicos, em todo o país, dia 9, Vota CDU!