Trabalho
Protesto
Em causa está um processo disciplinar dirigido a uma dirigente sindical, um a juntar a outros, que possuem a característica comum de serem sempre motivados pela postura combativa na defesa dos direitos próprios e dos seus colegas que esta dirigente evidencia.
A SONAE procura impor aos trabalhadores do Continente do Arrábida (antes Carrefour) perdas de direitos que estão contemplados no seu contrato individual de trabalho e que o grupo económico comprometeu-se a respeitar na altura da transmissão de propriedade do estabelecimento e da integração dos trabalhadores na SONAE.
No comunicado distribuído aos clientes do Continente pode-se ler: “A crise que estamos a viver no País e no mundo tem sido pretexto para atacar as estruturas sindicais e diminuir o papel dos sindicatos na sociedade. O nosso lema é resistir e exigir mais respeito por quem trabalha. O crescimento deste grupo económico é fruto da dedicação dos seus trabalhadores”.
Uma delegação do PCP esteve presente nesta iniciativa, o grupo Parlamentar do PCP já apresentou um requerimento na Assembleia da República questionando o Ministério do Trabalho sobre a situação de repressão que se vive hoje nesta loja do Continente.