O Grupo Parlamentar do PCP denuncia e exige intervenção das autoridades relativamente a condições de trabalho inaceitáveis a que são sujeitos trabalhadores da SPDH/Groundforce no Aeroporto do Porto.
De acordo com o ofício dirigido ao Ministério do Trabalho e subscrito pelo deputado Alfredo Maia, verificam-se práticas inaceitáveis de discriminação que desrespeitam os trabalhadores, violam os seus direitos, os horários e ritmos de trabalho, fomentam a precariedade e os baixos salários.
O deputado comunista refere ainda que há trabalhadores subcontratados para a mesma função com salários base diferentes. Há trabalhadores contratados a tempo parcial cuja retribuição base não corresponde sequer ao proporcional do salário mínimo nacional. Verifica-se a contratação de trabalhadores com salários superiores aos seus pares com mais antiguidade e níveis superiores na categoria profissional.
A situação descrita justifica a justa reivindicação dos trabalhadores que exercem funções permanentes para a integração na Groudforce, pondo fim ao recurso abusivo a contratos precários.
O PCP reclama a ainda a intervenção da Autoridade para as Condições de Trabalho e o reforço a fiscalização das entidades competentes.
ver pergunta ao Ministério das Infraestruturas e Habitação
ver pergunta ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social