Este fim-de-semana ficou marcado pela passagem da Marcha contra o Desemprego, promovida pela CGTP-IN, no distrito do Porto.Sábado de manhã, no concelho de Matosinhos, cerca de um milhar de pessoas juntaram-se à acção da CGTP, num concelho onde o desemprego jovem cresceu cerca de 70% no último ano. Da parte da tarde, centenas de pessoas concentraram-se na Estação de Ermesinde, no concelho de Valongo, para iniciarem a caminhada que passou ainda pelo concelho da Maia e terminou em Gondomar. Ao longo do trajecto, muitos populares juntaram-se à Marcha, associando-se ao protesto da CGTP-IN.
ver fotosO dia de hoje, domingo, começou com uma acção no coração do Vale do Ave (concelho de Santo Tirso). Entre as centenas de manifestantes, eram vários os trabalhadores com créditos ainda relativos a processos de falências e insolvências das suas empresas sediadas naquela região.
A tarde de domingo ficou marcada pela impressiva participação na Marcha contra o Desemprego. Milhares de pessoas marcaram presença na Praça da Batalha, desfilando de seguida para o Cais de Gaia, numa acção onde sobressaiu a presença do MTD (Movimento dos Trabalhadores Desempregados) e a afirmação de apoio e solidariedade de muitos trabalhadores que se associaram a esta iniciativa do movimento sindical. Uma delegação da DORP do PCP marcou presença no desfile, afirmando o apoio do PCP à luta contra o desemprego e pelo trabalho com direitos.