Junta Metropolitana do Porto perante significativo revés político

Tendo a Assembleia Metropolitana do Porto agendado na sua ordem de trabalhos para a reunião de 13 de Novembro a discussão do "Estatuto do Provedor Metropolitano para as Pessoas com Deficiência" foi confrontada entretanto com notícias (JN de 28 de Outubro de 2006) em que a Junta Metropolitana anunciava João Cottim como Provedor Metropolitano para esta área.

Ou seja, antes da Assembleia Metropolitana decidir, a Junta Metropolitana presidida por Rui Rio apressou-se a anunciar o Provedor que, por coincidência, acontece ser o actual Provedor Municipal do Porto. Esta atitude da Junta Metropolitana é ofensiva da condição e legitimidade da Assembleia e dos seus membros e teve a resposta que merecia: a Assembleia Metropolitana decidiu por unanimidade devolver a referido Estatuto à Junta.

A realidade porém não deixa de sublinhar o caldo de anormalidades em que Rui Rio se envolve sistematicamente, seja por atentados às liberdades democráticas, seja pelas diversas mutilações à dimensão cultural e cívica do Porto, seja, como neste caso em concreto, pelo profundo desrespeito que revela pelo funcionamento e competências das instituições onde participa.

Porto, 14 de Novembro de 2006
DORP/ PCP