Poder Local
PCP critica reprogramação de verbas do QREN - Menos projectos apoiados e verbas desviadas das infraestruturas para propaganda do governo
O processo de reprogramação do QREN implica a descativação de verbas que estavam previstas para investimentos em infraestruturas – em projectos já aprovados para serem executados pelas autarquias – que serão desviados para empresas no âmbito dos programas de propaganda do governo, como o chamado “impulso jovem”.
Um outro aspecto merece a preocupação da DORP do PCP, o alargamento da taxa de comparticipação dos fundos comunitários de 80% para 85% não será feito à custa de mais fundos comunitários, mas de menos projectos apoiados, gorando assim compromissos assumidos e expectativas criadas nas populações. Situação potencialmente agravada pelo desvio de verbas do Programa Operacional regional para uma gestão de âmbito nacional.
Apesar dos muitos anúncios e promessas, a reprogramação do QREN disponibiliza menos dinheiro para a concretização das infraestrurturas estruturantes à região e menos projectos apoiados.