PCP
Faleceu o camarada Arnaldo Mesquita
Advogado, natural da freguesia de Torno, Lousada, Arnaldo Mesquita tornou-se membro do PCP em 1949, tendo pertencido enquanto estudante de Coimbra à direcção do MUD Juvenil, tendo participado em todas as grandes batalhas políticas da oposição democrática, até ao 25 de Abril.
Resistente antifascista, foi preso três vezes e torturado pela PIDE, além de julgado no Tribunal Plenário do Porto depois de prolongada detenção, vindo a ser absolvido, em 1960.
Foi membro da Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos tendo desenvolvido intensa actividade, em Tribunal Plenário, na defesa de vários presos políticos.
Foi membro da Assembleia Municipal de Lousada, eleito nas listas da APU, FEPU e CDU.
Foi distinguido com a Medalha de Prata de Mérito Municipal pela Câmara Municipal de Lousada, em 2008.
Era membro da URAP – União de Resistentes Antifascistas Portugueses.
Ao seu perfil de lutador antifascista, e de cidadão activo nas grandes batalhas cívicas, acrescia ainda a faceta de escritor, tendo publicado diversos livros, onde a poesia era inseparável do seu percurso de lutador pela liberdade e uma sociedade mais justa.
O seu desaparecimento representa uma grande perda para o Partido, tendo o Secretariado do Comité Central apresentado já à sua Família as sentidas condolências do Partido Comunista Português.
Nota: O corpo estará em câmara ardente, no Porto, na Capela Mortuária de Cedofeita, até amanhã, dia 2 de Janeiro, donde partirá às 15h30 em direcção ao cemitério da Senhora da Aparecida, em Torno, Lousada.
01.01.2011
O Gabinete de Imprensa da DORP do PCP