A Assembleia da República aprovou hoje o Orçamento do Estado para 2025 proposto pelo governo PSD/CDS. Trata-se de um mau Orçamento por não dar resposta aos problemas mais prementes do País ao nível dos salários e pensões, do acesso à Saúde e reforço do SNS, de garantia do direito à habitação ou justiça fiscal.
Um orçamento mau, que é viabilizado pelo PS e que conta com a concordância do CH e Il em tudo o que de mais negativo contém.
No processo de discussão na especialidade o PCP empenhou-se na apresentação de propostas de alteração visando a resposta aos problemas que afectam a vida dos trabalhadores e das populações, procurando soluções para os problemas que marcam a vida nacional.
Das centenas de propostas apresentadas pelo PCP incluíam-se algumas com particular incidência na região do Porto, designadamente em relação ao direito à mobilidade, entre as quais a proposta de reabertura da Linha de Leixões, com ligação entre Leixões e Campanhã, por Ermesinde. Proposta que acabou por ser aprovada apesar do voto contra do PSD e do CDS e da abstenção do CH e IL.
É uma medida importante, que não apaga o facto de estarmos perante um mau orçamento. Mas a sua aprovação é só um importante primeiro passo. Caberá ao Governo garantir medidas para a concretização desta decisão.
O PCP continuará a acompanhar a situação e exigir o cumprimento desta decisão, certo que será determinante em todo o processo a luta dos utentes pela efectivação da reabertura da Linha de Leixões, com ligação entre Leixões e Campanhã, por Ermesinde.
29 de Novembro de 2024
Comissão Concelhia de Matosinhos do PCP
Comissão Concelhia de Valongo do PCP